"Praia de Peniche" / Aguarela / 29x39 cm / 2.000,00 €
António-Lino da Veiga Ferreira Pedras nasceu em Guimarães em
1914.
Depois do curso dos Liceus fez o curso do Magistério
Primário, tendo 16 valores em exame de estado.
Frequentou durante 2 anos o curso de desenho da escola de
Belas Artes do Porto, com altas classificações, até ser nomeado professor
efectivo do ensino primário.
Regressou à Escola de Belas Artes em 1951 onde terminou o
curso superior de Pintura com 19 valores e 1945.
Foi discípulo dos mestres Teixeira Lopes, Acácio Lino e
Dórdio Gomes.
Foi professor de Ensino Técnico até 1949, exercendo nessa
altura na Escola de Artes Decorativas de António Arroio de Lisboa; partiu para
Espanha, França e Itália, onde permaneceu até 1965.
Percorreu todas as grutas pré-históricas de Espanha e França.
Estudou tapeçaria em Espanha, França, Bélgica, vitral em
Chartres (França) e Alemanha, mosaico em Florença, Ravenna e Veneza.
Foi bolseiro do Estado Italiano através do Instituto de Alta
Cultura de Portugal.
Visitou, além dos principais Monumentos e Museus dos Países
já mencionados, os da Áustria, Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, Noruega,
Suécia, Finlândia, Dinamarca, Grécia, Líbano, Síria, Palestina, Turquia,
Chipre, Norte de África e Inglaterra.
Fez uma numerosa colecção de apontamentos em desenho,
aguarela, monotipia, gravura e óleo, dos países em que viveu, obra que expôs em
Portugal e no Estrangeiro. Já na sua primeira exposição individual no SNI
escrevia: “A Paisagem, o retrato, o pequeno apontamento, o desenho, a aguarela,
a gravura e o óleo, somente lhe interessam como meio de estudo. Tudo para
atingir uma finalidade: A grande Composição Mural” (in catálogo de Outono de 1948
– Lisboa). Nas quatro expressões de pintura mural, fresco vitral, tapeçaria e
Mosaico, se tem realizado principalmente a partir de 1952. Primeiro estudando a
obra dos grandes Mestres do passado; depois estudando toda a tecnologia destas
expressões e praticando-as em sistemático trabalho de oficina.
Isso permitiu-lhe conhecer a riqueza e as limitações que cada
expressão artística nos pode dar, sem surpresas e alterações possíveis a quem
se não integrou no Fresco, no Vitral transporta em cal, vidro, lã ou pedra…
Tomou parte no Congresso Internacional de S. Furtoso em
Braga, onde apresentou a comunicação: A Evolução dum sistema arquitectónico da
Construção do Séc. IV de Júlia Concordia Sagitacia à Construção do Séc. VII –
Dume: das Capelas Tumulares do Séc. I aos Baptistérios do Séc. XI. Colaborou
com cartões para Grandes Composições musivas (1.000 m²) com a vida do Infante
D. Henrique, com os grupos que foram classificados em 2º e 3º lugar no concurso
para o monumento de Sagres.
Fez 18 palestras no Vaticano sobre Arte Religiosa das
Catacumbas à Arte Moderna (Um verdadeiro curso de Arte Cristã, como escreveu
uma alta personalidade religiosa em carta para S. S. Pio XII). Foi felicitado
pessoalmente por S. S. Pio XII.
Fez vários desenhos deste Pontífice no Vaticano e em
Castel Gandolfo.
Possui cartas de Mons. Montini, depois de Papa Paulo VI,
agradecendo em nome do Papa Pio XII.
Tem escrito artigos sobre arqueologia, História e Crítica de
Arte e colaborado artisticamente com desenhos e gravuras em Jornais e Revistas
nacionais e Estrangeiras.
Colaborador efectivo da Enciclopédia da Editorial Verbo, na
secção de Belas Artes.
Tem dirigido e ilustrado Livros de Literatura e Arte.
Fez uma conferência sobre Nossa Senhora nas Artes Plásticas,
nas comemorações nacionais do Cinquentenário de Fátima. Pertence desde Jovem à
Sociedade de Arqueologia de Martins Sarmento, Guimarães.
Identificou a Casula riquíssima, sob cartão de Botticeli, do
Museu de Poldi, Pezzoli de Milão, como sendo dum Infante da Casa de Aviz de
Portugal, o Cardeal D. Jaime.
Descobriu no armazém do Museu de Messina uma grande
composição de grande interesse para o estudo do Politico encontrado em S.
Vicente de Fora.
De tudo isto deu conhecimento e entregou fotografias ao
senhor Dr. João Couto, Director do Museu de Arte Antiga.
Seleccionado pelo Escritor e Filósofo de Arte Prof. Leonello
Venturi, fez uma exposição individual no antigo «Estudio» de Frei Angelico, em
Roma.
Comunicou ao Superintendente das Belas Artes, Prof. Bertini
Calomo, com quem manteve correspondência, a descoberta duma constante
Fisionómica, desde a sua primeira obra de encomenda o Anjo Candelabro de S.
Domingos de Bolonha, no S. Próculo, em algumas figuras do grupo das «PIETÀ», no
David, ais retratos de Miguel Ângelo da «Galeria Delgi Uffizi» de Florença, da
Escultura do Louvre e do Desenho de Francisco de Holanda, que foi declarada de
muito interesse.
Dirigiu várias visitas aos Museus de Roma e Vaticano com
alunos da Universidade Gregoriana; e a pedido do Colégio Pontifício Português
fez várias palestras sobre Arte, mantendo prolongados diálogos com a
assistência.
Deu uma lição sobre arqueologia e dirigiu uma visita ao museu
arqueológico de Belém, um curso de cultura para professores do ensino primário
oficial.
Faz parte de um pequeno grupo de Guimarães que apresentou um
plano, que deu origem ao programa das comemorações centenárias de 1940.
Prestou provas no concurso para professor da ESBAL em 1964,
onde exerceu o ensino de Tecnologias de Pintura até atingir o limite de idade
em 1984.
Foi fundador do grupo do Porto que realizou a série de
Exposições dos Independentes desde 1943 no Porto, Coimbra, Braga e Lisboa,
Foi sócio fundador do movimento de renovação de Arte
religiosa.
Foi Director dum Semanário Nacionalista em Guimarães, que
sempre lutou pela Salvaguarda do património da Região, e deu importância aos
problemas da Arte.
Foi prémio das 3 Artes a nacional de Desenho e tem obras suas
em Museus e em Colecções Particulares Nacionais e Estrangeiras.
Foi aluno de Filosofia, de Leonardo Coimbra. Foi convidado
pela Dr. Arão de Lacerda para seu assistente de História de Arte quando Prof.
da Fac. de Letras, da Universidade de Coimbra, não se concretizando pelo seu
falecimento. Possui na sua biblioteca alguns Possui na sua Biblioteca alguns
Milhares de Livros sobre Filosofia, História D'Arte, Monumentos, Artistas.e
Escolas, Monografias de Arte, Museus, Estética, Técnicas `D'Arte, Biografia.
Iconografia, Exposições de Arte e Revistas de Arte; Além de numerosos Livros
de Literatura, Religião, Turismo e Escritores Gregos e Romanos. Em Vitral,
Mosaico; Tapeçaria e Fresco tem realizado até agora cerca de mil metros
quadrados, em Igrejas, Palácios de Justiça, Camaras Municipais, Palácios
Nacionais e casas particulares em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na
grande Basílica de Nazareth (Terra Santa, Israel) e, na Basílica de Damasco, na
Síria Tomou parte na organização do congresso Histórico da Colegiada de N2 Sá
da Oliveira onde apresentou duas comunicações. Foi edi tada agora Pelo
Instituto Fontes Pereira de Melo, que lhe deu o Prémio Amaro da Costa, a
Monografia de Guimarães e seu termo.
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Terminou o curso superior de Pintura na E.S.B.A.P. com 19
valores em 1945.
Estudou tapeçaria em França, Espanha, Bélgica, Alemanha,
mosaico em Florença, Ravena e Veneza.
Foi bolseiro do Estudo Italiano através do Instituto de Alta
Cultura de Portugal.
Colaborou com cartões para grandes composições musivas com a
vida do Infante D. Henrique com os grupos que foram qualificados em 2º e 3º
lugar no concurso para o Monumento de Sagres.
Fez 18palestras no Vaticano sobre Arte Religiosa das
Catacumbas à Arte Moderna.
Colaborou na secção de Belas Artes, da Enciclopédia da
Editora Verbo.
Pertence à Sociedade de Arqueologia de Martins Sarmento –
Guimarães. Exerceu o ensino de Tecnologia da Pintura no E.S.B.A.L. desde 1964
até 1984.
Expôs individualmente no antigo estúdio de Frei Angélico em
Roma, na Lóios Galeria no Porto.
Fez parte do grupo “Os Independentes” e com eles realizou
várias exposições.
Foi sócio fundador do movimento da renovação da Arte
Religiosa.
Foi Director de um Seminário Nacionalista de Guimarães, que
sempre lutou pela salvaguarda do património da religião.
Foi prémio das 3 Artes e Nacional de Desenho.
Tem obras em Museus Nacionais e Internacionais.
Tem obra em vitral em Igrejas, Palácios da Justiça, Câmaras
Municipais, Palácios Nacionais e casas particulares em Portugal e no
estrangeiro nomeadamente na Basílica de Nazareth – Terra santa, Damasco –
Síria.
Fez parte da 1ª Comemoração do Cinquentenário do Grupo dos
Independentes, em Maio/Junho, 1993, na Lóios Galeria Porto.
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